Dicas de Escovação
Vamos à escovação
Entre os efeitos da má higiene bucal estão as cáries, gengivite, periodontite e perda dos dentes. Felizmente, com os cuidados apropriados - como a limpeza correta e regular dos dentes - podemos prevenir a maioria desses problemas.
ALIMENTAÇÃO
Quando não retiramos regularmente os restos de alimentos que ficam entre os dentes, eles permanecem em contato e servem de alimento para as bactérias responsáveis pelas cáries. A placa começa a se formar sobre os dentes apenas 20 minutos depois da ingestão, por isso é importante cuidar da limpeza dos dentes com frequência e evitar beliscar lanchinhos toda hora.
O FIO DENTAL
Corte aproximadamente 45 cm e enrole nas extremidades dos dedos médios. Usando os polegares e indicadores, coloque o fio entre os dentes e a gengiva, envolvendo e deslizando pela lateral dos dentes.
Inicie a escovação deslizando as cerdas de cima para baixo na arcada superior, e de baixo para cima na inferior, iniciando sempre com a escova inclinada a 45º.
Nos dentes da frente, posicione a escova na vertical. Os movimentos de vai-e-vem limpam as partes dos dentes onde mastigamos os alimentos.