Por que as cáries surgem e como evitar que apareçam?
Um dos sintomas da cárie dentária é a dor no dente, mas não é o único.
As cáries dentárias são um dos problemas bucais mais comuns que existe, capaz de acometer pacientes de todas as idades. O problema surge por conta do acúmulo de alimentos nos dentes somado à má ou falta de higiene bucal, que resultam nas lesões bacterianas.
A boa notícia é que as cáries podem ser evitadas com uma rotina de cuidados e visitas regulares ao dentista. Se interessou? Confira neste artigo como realizar o tratamento e prevenir a cárie.
Como as cáries surgem?
As bactérias que vivem em nossa boca adoram restos de alimentos. É nesses restos que elas vão encontrar alimentos ou substratos para se desenvolver e aderir aos dentes. Como resultado acontece o acúmulo da placa bacteriana e a produção de ácidos que corroem. Para completar, quando não retirada corretamente, como através da higiene bucal diária, a placa pode dar origem ao tártaro, uma calcificação que só pode ser removida no consultório do dentista. Esses problemas bucais, desde o início do processo, apresentam como resultado os dentes muito sensíveis e os temidos buracos.
Sintomas mais comuns das cáries
O sintoma mais comum da cárie dentária é a dor de dente, no entanto, não é o único. Dentes mais escuros e sensibilidade a alimentos quentes e frios também indicam a possibilidade, e sinceramente, ninguém quer que o momento prazeroso de uma refeição se torne dolorido.
Como evitar que as cáries apareçam?
Se você descobriu o problema logo no início, um tratamento com flúor ajudará a evitar que as bactérias continuem maltratando o dente e, em outros casos a restauração pode ser indicada. Em casos um pouco mais profundos, pode ser recomendado remover uma coroa do dente, colocando uma prótese no lugar.
Maneiras de prevenir a cárie
Uma boa escovação após as refeições não dá chance para as cáries. Confira uma lista de cuidados que, se seguidos à risca, podem deixar seu sorriso mais bonito e poupá-lo de dores futuras. São elas:
- Escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor;
- Não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir;
- Diminua o consumo de alimentos açucarados;
- Beba bastante água para estimular a produção de saliva;
- Consulte um dentista a cada 6 meses.