Câncer bucal
Conheça os sintomas e tratamentos
O câncer da boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. É mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.
Fatores de risco
- Tabagismo: Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros, têm risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.
- Consumo de bebidas alcoólicas.
- Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.
- Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.
- Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico está associada ao desenvolvimento de câncer de boca.
- A infecção pelo vírus HPV está relacionada a alguns casos de câncer de orofaringe.
Saiba como prevenir:
- Não fume;
- Evite o consumo de bebidas alcóolicas;
- Tenha uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
- Mantenha uma boa higiene bucal;
- Evite a exposição ao sol sem proteção;
- Use protetor solar e chapéu de aba longa.
FONTE: INCA