ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO CORRETO DAS GUIAS
A glosa (suspensão temporária do pagamento da guia) é um tema que pode despertar dúvidas, por isso a Dental Uni destaca algumas regras e dicas para evitá-las: Confira abaixo:
As guias de Dentística que não precisarem de autorização prévia (que não ficaram no status levantamento inicial) serão analisadas na Produção.
As restaurações solicitadas serão reembolsadas pela Dental Uni mediante a visualização da face solicitada. Quando anexar as fotos, o cirurgião-dentista deve verificar se as faces solicitadas realmente podem ser visualizadas. Caso isso não ocorra pode haver glosas.
As radiografias enviadas devem estar tecnicamente satisfatórias e ser bem reveladas, sem manchas, bom contraste, posicionamento radiográfico correto e possibilidade de visualização/análise do elemento dental e estruturas adjacentes.
As radiografias anexadas devem ter a identificação do paciente, número do dente e posicionamento correto.
As radiografias e imagens necessárias para análise devem estar vinculadas à guia, porque a Produção somente visualiza as imagens vinculadas. Para facilitar a análise, procure vincular o dente à imagem (e não todos os dentes à mesma imagem).
Utilize o campo ‘Observações Clínicas’ sempre que desejar passar uma informação para a Produção.
Algumas glosas não geram Recurso de Glosa e deve ser solicitada uma nova guia. Isso será ela será utilizada nos seguintes casos:
Glosa 3011 – Procedimento sem registro de execução | GTOs sem assinatura e data do atendimento do beneficiário.
Glosa 3008 – Procedimento incluso em outro procedimento | Restaurações em Implantes não são autorizados | Raio-X de dentes vizinhos.
Glosa 3085 – Radiografia/Imagem não corresponde ao procedimento solicitado | Bocas divergentes anexadas pelo dentista – esclarecimentos serão solicitados ao cirurgião-dentista.
Glosa 3085 – Radiografia/Imagem não corresponde ao procedimento solicitado | Mesmas imagens (Bocas iguais) anexadas para beneficiários diferentes – esclarecimentos serão solicitados ao cirurgião-dentista.
Glosa 1015 – Procedimentos solicitados fora da cobertura da idade do paciente.
Glosa 1217 – Especialidade não cadastrada do dentista. Ex: Condicionamento somente é reembolsado para Odontopediatras.
Glosa 1321 – Validade expirada (cirurgião-dentista deve lançar nova guia).
Glosa 1432 – Procedimento não autorizado no dente solicitado – Restaurações em Prótese .
Glosa 1433 – Procedimento não Autorizado dentes ausentes – comprovados pelas imagens.
Glosa 3037 ou 3017 – Procedimento cobrado difere do executado. Nos casos em que é visível que a face solicitada para restaurações não corresponde à imagem anexada.
Glosa 3037 – Guias que o dentista solicita alguma alteração nas Observações Clínicas. A Produção não faz alteração de faces, número de dentes, condutos radiculares e códigos de procedimentos. Nesses casos, deve ser solicitada uma nova guia com os procedimentos corretos.
Sempre que lançar nova guia, o cirurgião-dentista deve informar nas Observações Clínicas que a guia é referente à guia glosada número XXXXXX. O dentista deve estar ciente que, ao concordar com análise e solicitar nova guia, o procedimento (e as faces dos dentes) vão ficar na garantia de longevidade das Regras da Dental Uni. Caso outro dentista solicite o mesmo dente e prove que não foi feita a restauração, pode ocorrer desconto de USO.
Para evitar as glosas, o cirurgião-dentista deve verificar se suas imagens e solicitações estão corretas antes de enviá-las para a Produção. Se isto não ocorrer, faça o cancelamento do procedimento ou da guia e solicite nova guia com os procedimentos corretos.
Lembrando que as guias de Recurso de Glosa enviadas a Produção deverão estar no formato correto e concluídas. As guias de Recurso de glosa no formato GTO e guias não concluídas não serão aceitas.
Caso as dúvidas persistam, acesse o GRC Atendimentos e abra um protocolo. Nossa equipe irá ajuda-lo com qualquer dificuldade no lançamento de guias.