Identificando e tratando a Disfunção da ATM
É necessário recorrer ao dentista para identificar as causas das dores na face, maxilar e até mesmo nos olhos causadas pela D-ATM
Nossa Articulação Temporomandibular (ATM) é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Basta falar ou mastigar para que os músculos, tendões, ligamentos e cartilagens que a constituem entrem em atividade.
Como consequência do uso constante, ela pode sofrer traumas, além de apresentar processos inflamatórios, infecciosos, autoimunes e malformações. Qualquer problema que impeça o funcionamento normal deste complexo sistema pode causar sensibilidade, desconforto, dores, pressão, dificuldade ao mastigar e inchaço.
Em geral, as dores se concentram no rosto, mandíbula ou área das orelhas, cabeça (semelhante à enxaqueca) e ouvido, com pressão atrás dos olhos. Também é comum o som de clique ou deslocamento ao abrir ou fechar a boca e travamento ou deslocamento da mandíbula.
Como pode ser confundida com outras disfunções, seu dentista é o profissional mais indicado para ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso da ATM, com ajuda de um histórico médico e dentário completo, exames clínicos rigorosos e radiografias adequadas. Mesmo sem uma cura definitiva, os sintomas podem ser amenizados com:
- Medicação;
- Protetor Bucal Noturno, Placa de Mordida ou ‘Splint’;
- Técnicas de Relaxamento;
- Cirurgia.
Em geral, o tratamento compreende aparelhos oclusais e tratamento dentário. A cirurgia somente é reservada aos casos mais graves, quando partes da mandíbula são drasticamente afetadas e os tratamentos não surtem efeito.