Dicas Dental Uni - Dentes Sensíveis
O diagnóstico deve vir do seu dentista mas é possível estar atento aos sinais.
Você sente dor ao comer ou beber algo quente ou gelado e até mesmo ao respirar ar frio pela boca? Então é possível que você tenha DENTES SENSÍVEIS.
A sensibilidade dental é causada pela exposição gradual da parte mais macia do seu dente que está abaixo do esmalte dental, chamada dentina. Várias circunstâncias podem desencadear essa exposição, como por exemplo:
- Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte;
- Erosão dentária devido à ingestão de alimentos e bebidas altamente ácidos;
- Erosão dentária devido à bulimia ou doença do refluxo gastroesofágico;
- Retração da gengiva que deixa a superfície de sua raiz exposta;
- Entre outros.
Qualquer variação de temperatura pode ser suficiente para causar dores. A dentina possui pequenos canais que contêm terminações nervosas e são preenchidos por fluidos. Por isso, ingerir alimentos e bebidas quentes, geladas ou doces pode fazer com que esse fluido se movimente e as terminações nervosas reajam, desencadeando uma pontada desconfortável ou uma dor curta e aguda.
COMO SABER SE TENHO DENTES SENSÍVEIS?
Somente o seu dentista Dental Uni deverá oferecer um diagnóstico adequado, mas é possível estar atento aos sinais. Algumas pessoas descrevem a dor dessa sensibilidade como um choque ao contato com calor e frio. E os mais sensíveis sentem incômodo até mesmo quando escovam os dentes, usam o fio dental ou respiram pela boca em dias de baixíssima temperatura.
COMO CUIDAR DOS DENTES SENSÍVEIS
Ter uma boa higiene bucal é a chave para manter dentes e boca saudáveis, mas outras dicas podem ser úteis:
- Não escovar os dentes com muita força;
- Utilizar escova de dente com cerdas macias;
- Ter cuidado ao consumir comidas ácidas que podem desgastar o esmalte do dente, como sucos de frutas, vinho, molhos para salada com vinagre e refrigerantes;
- Se não puder evitar as bebidas ácidas, deve-se ingeri-las preferencialmente de canudo;
- Evite ranger ou apertar seus dentes durante o dia.
ATENÇÃO: Caso se identifique com a situação apresentada acima, consulte seu dentista Dental Uni para tratamento e recomendações.